Para quem gosta de futebol, nada melhor do que encerrar o ano com um Grenal. O domingo ensolarado e com sensação térmica de 40 graus não intimidou o público que foi prestigiar o GreNal Master da Solidariedade. O jogo de confraternização e solidariedade realizado no dia 28 de dezembro, no Sesc Campestre/Porto Alegre, reuniu ex-atletas do Grêmio e Internacional e a rivalidade do clássico não faltou para esses veteranos que mostraram habilidade e amor a camiseta, apesar da idade e do calor. O evento, que tinha como ingresso a doação de 1 kg de alimento não-perecível, resultou em 4 toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil Sesc.
Atletas como China, Ademir Maria, Paulo César Magalhães, Carlos Miguel, Almir (Grêmio), César Silva, Pinga, Aloísio e Balalo (Inter) participaram do jogo. Geraldo Ferreira da Silva foi o técnico do Inter e Iúra comandou o Grêmio nesse jogo festivo que teve como resultado o placar de 1 a 1. O árbitro da partida foi Márcio Coruja, auxiliado por Marcelo Barison e Alexandre Kleiniche.
Aos 14 minutos do primeiro tempo, em jogada de contra-ataque, o inter abriu o placar com Ferreira que chutou de fora da área, a bola quicou à frente do gol no morrinho artilheiro, e enganou o goleiro Ademir Maria. Aos 45, Ricardo do Inter colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro Márcio Coruja marcou pênalti. João Antônio cobrou duas vezes (a primeira foi anulada) e empatou o jogo antes do intervalo.
No segundo tempo, com um calor de verão gaúcho, os veteranos não conseguiram repetir o ritmo de jogo do primeiro tempo e o jogo ficou mais cadenciado. Foram feitas várias substituições dos dois lados, mas o resultado ficou no empate, a torcida queria um vencedor, mas quem venceu mesmo foi a solidariedade.
China, aos 49 anos e atualmente técnico do Cascavel PR, encarou a partida com bom humor:
- "Dizem que eu vou estar em campo, mas quem vai aparecer mesmo é a minha barriga! Só de entrar em campo com a camiseta do Grêmio é uma honra ainda mais como capitão. Isso reativa o meu ego. O carinho da torcida não tem igual", diz.
Aos 43 anos, Pinga virou olheiro do Inter. Trabalha na avaliação técnica de meninos que podem ser trazidos para o clube.
- "Os colorados que o encontram relembram o lance que originou o gol do título da Copa do Brasil de 1992 sobre o Fluminense, marcado por Célio Silva. - Todo mundo me pergunta se foi pênalti mesmo. Digo que o juiz marcou", brinca o ex-zagueiro do Inter.
O GreNal Master da Solidariedade foi promovido pelo Sesc/RS e Rádio Gaúcha. Os alimentos arrecadados beneficiarão instituições sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc, o qual tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população.